o mais romântico dos haicais

se os cangurus
invadem minas gerais,
combato os teus

prepotência e arrogância, claro. mas hablemos com um pouco de profundidade e posso — não provar — porém tentar validar meu ponto e permitir-me um ególatra momento de auto-estima e auto-realização.

escrevi despretensiosamente, junto à dezenas de outros haicais que me surgiram naturalmente no momento que parei de pensar em sons e comecei a pensar em sílabas, não recomendo. O ponto é que o achei bastante divertido em seu nascimento, nada além, mas ao estudar superficialmente as suas nuances concluí que é o mais romântico dos haicais, não que eu conheça suficientes haicais pra fazer tal afirmação e não que este possa sequer ser considerado um haicai dentro de todas as normas e sugestões que validam o estilo como tal. nada disso importa frente à dramática necessidade recente que me encontro de me desvincular dos julgamentos de mérito que regem há muito minha vida.

da despretensão ao estudo superficial temos os seguintes fatos: 1) de acordo com o euronews, existem mais de 50 milhões de cangurus no mundo (2023); 2) a população estimada de minas gerais, segundo o ibge, é de quase 21,4 milhões de pessoas (2025). Aproximadamente 2,34 cangurus/mineiros. considerando que o mais populoso dos cangurus é o canguru-vermelho, a probabilidade de que devamos lutar contra um deles entre os 2,34 que precisaremos combater é maior que os demais, por isso, os usaremos para ilustrar a situação. estima-se que um canguru-vermelho é capaz de saltar até 1,8 metros de altura e até 8,8 metros de distância, eles são capazes de desferir chutes que variam de 20 a 60 km/h, com força aproximada de 600kg (podendo fraturar ossos e causar danos aos órgãos internos com um só golpe), são animais que naturalmente disputam território e fêmeas trocando soco e possuem estratégias complexas de batalha, como por exemplo, agarrarem-se ao adversário com os membros inferiores, enquanto equilibram-se sobre o rabo para desferir golpes. isso tudo sem falar da resistência dos animais. em resumo são animais que se analisarmos as probabilidades de vitória ou derrota de um deles contra o mais preparado ser humano desarmado (ou até mesmo armado com armas brancas), as chances de vitória do animal ainda seriam superiores.

precisamos fazer um adendo para cada lado. a população de cangurus dividida por gêneros é equilibrada, então há uma chance de 50% de uma luta contra uma fêmea, o que seria mais tranquilo, já que elas possuem quase metade do tamanho e menos da metade do peso dos machos. o eu-lírico do haicai possivelmente não é o mais preparado dos seres humanos (se fosse não estaria escrevendo haicais).

isto posto, considerando minhas próprias características no lugar do eu-lírico — faixa preta de taekwondo, apesar de fora de forma; multi-atleta no passado recente, apesar de meses sem nenhum esporte praticado; estudante de teatro nas metodologias de jerzy grotowski e zygmunt molik, apesar de ter pisado em um palco 13 vezes nos últimos 6 anos; 103 kg, 1,69 de altura — e considerando que existe 50% de chance de batalhar contra uma fêmea, faço o cálculo otimista sem fontes além das vozes na minha cabeça de 57% de chance de sair vitorioso em um combate um contra um contra um canguru (porque existe também as possibilidades de enfrentar espécies menos aptas à batalha que o canguru-vermelho).

o problema é que, na hipótese dos cangurus invadirem minas gerais, não teremos combates um contra um para defendermos nossa terra. cada mineiro deve combater 2,34 cangurus e, considerando que aproximadamente 30% da população mineira é composta por idosos e crianças e os cangurus entram mais cedo e saem mais tarde na maturidade física, o número aumentaria para 3,33 cangurus por pessoa (porque um bom mineiro luta pelo seu futuro e pelo seu passado), o que arredondaremos para 3, para facilitar as contas e para levarmos em consideração também os cangurus inaptos para a batalha. nessa perspectiva, as chances de uma pessoa enfrentar 3 cangurus fêmeas cai de 50% para 12,5% e as chances de vitória aproximam-se de 0%. Eis que vêm o romantismo, eu combateria os teus, não tenho mais que enfrentar 3 cangurus, tenho que enfrentar 6 — 0,016% de todos os 6 serem cangurus fêmeas, 0% de chances de vitória, uma verdadeira declaração de amor.

além disso, romantismo, não como o sentimento romântico que dizem estar em decadência no século da putaria. romantismo enquanto movimento literário. a ênfase no sentimento, na emoção, no herói pautado no “eu”, no exagero; o nacionalismo de quem defende seu país minas gerais; a subjetividade; o suicídio. enfrentar a batalha onde a derrota é certa e, com ela, a valorização do amor acima da própria vida, morrer por amor. enfrentar não 1, não 3; 6 cangurus pelo único, puro, belo e simples sentimento do amor.

One thought on “o mais romântico dos haicais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *